sábado, 30 de abril de 2016

Cabelos secos


Como saber se tenho cabelo seco? É fácil, o cabelo se caracteriza por ter pouco brilho, fica com muitos nós, e logicamente têm aspeto de seco. São cabelos muito quebradiços e muito sensíveis ao calor e às condições ambientais. A vantagem dos cabelos secos é que se sujam menos do que os cabelos oleosos.

Que cuidados requerem os cabelos secos? O mais importante se você tem cabelo seco é tentar não abusar do secador e da chapinha, já que o calor resseca muito e tira todo o brilho. Se você toma banho de água quente, tente mudar para média ou fria. Também precisará de aplicar uma máscara hidratante cada vez que lavar o cabelo. Estas máscaras ajudam a nutrir e a reparar a fibra capilar.
Complemente o cuidado do cabelo seco com esta máscara natural. Recorde, um Shampoo para cabelo seco e uma máscara nutritiva são os ingredientes imprescindíveis para mandar a secura longe, e também nutrir o cabelo com esta máscara que explicaremos depois e conseguirá um cabelo super suave.
Misture duas gemas de ovo com duas colheres de azeite de oliva. Aplica a preparação no cabelo seco e envolva com uma toalha molhada em água quente. Deixe atuar durante meia hora. Depois molhe o cabelo e lave com o seu shampoo habitual. Por último, não hesite usar uma máscara especial para cabelos secos e danificados.

Dicas de tratamento para cabelo oleoso


Ter cabelo oleoso é um dos grandes incômodos das mulheres. Confira então dicas de tratamentos simples para dar fim à oleosidade


Você já tentou fazer de tudo e, mesmo assim, horas depois do banho os fios já estão oleoso? Acalme-se! Confira algumas dicas de tratamentos de profissionais da área e dê adeus à oleosidade.

Por que os cabelos são oleosos?

Em todo o nosso corpo existem glândulas sebáceas que liberam o suor. E elas estão mais concentradas na cabeça. Quem tem pele oleosa, também costuma ter cabelos oleosos. Alimentos gordurosos e a falta de cuidados com a saúde também contam muito para agravar essa característica. "O cabelo pode ser oleoso por um processo de disfunção hormonal, ovário policístico ou irregularidades a menstruação", orienta Patrícia Porcino, professora de Visagismo e Terapia Capilar da Universidade Anhembi Morumbi.

Como melhorar?

Para melhorar a situação, é preciso usar o produto certo para esse tipo de cabelo. "Se mexer muitos nos fios, fizer rabos de cavalo e colocar acessórios o tempo todo, o cabelo ficará mais oleoso. É melhor deixá-los soltos", aconselha Paulo Schettini, cabeleireiro do MG Hair Design.

Tratamentos simples

Ao lavar os fios, não esfregue muito o xampu de sua preferência no couro cabeludo, porque esse hábito deixa o cabelo ainda mais oleoso. Outra dica que dá ótimo resultado é usar argila, mas não a argila de artesanato, e sim aquelas coloridas e próprias para tratamento de pele e cabelo. Elas podem ser compradas em lojas de produtos naturais e de beleza.

A argila é um tratamento barato e prático. "Ela resolve muito bem, porque retira toxinas e coloca nutrientes nos cabelos", afirma Patrícia. O segredo é diluir bastante a argila em água para que a mistura fique bem ralinha. Passe a mistura na cabeça com ajuda de um pincel, como se fosse retocar a coloração da raiz, e deixe por dez minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente, retirando tudo. Repita esse processo uma ou duas vezes por semana.
Quem tem cabelos oleosos sabe como é difícil manter a boa aparência. Não é fácil lavar a cabeça de manhã e chegar à noite com o aspecto de quem está longe do chuveiro há dias. Sem ter mais idéias de como driblar a situação para lá de incômoda, as mulheres apelam a todos os tipos de xampus, cremes e tratamentos. Calma! Experimente seguir oito dicas simples do hair style Pedro Paulo Marques. "Mantendo esses hábitos, os fios estarão sempre com a aparência de bem tratados." Confira:


1) Não lave os cabelos com água muito quente, pois a alta temperatura os resseca e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
2) Evite o uso constante de xampu para cabelos oleosos, porque o produto resseca o couro cabeludo, estimulando as glândulas sebáceas a produzirem oleosidade para hidratar a fibra capilar.
3) Dê preferência a xampus neutros, que tenham pH equilibrado. Outra opção é o uso diário diluído em água.
4) Evite usar condicionador na raiz e na extensão do fio. Aplique só nas pontas.
5) Risque da lista os produtos do tipo 2 em 1 (xampu e condicionador).
6) Aposte no xampu anti-resíduo somente se as madeixas estiverem muito sujas.
7) Ao usar secador, mantenha-o a uma distância de 15 cm para que o calor não estimule as glândulas sebáceas.


8) Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. São hábitos que estimulam a produção de óleo.

Dicas para fazer seu cabelo crescer mais rápido


Se o seu cabelo parou de crescer ou está devagar quase parando, alguma coisa pode estar acontecendo com ele. Para você fazer parte da turma da Rapunzel, confira algumas dicas.

O cabelão batendo na cintura nunca sai de moda, por mais que os curtinhos fiquem um arraso. E tem mais: a maioria dos homens também curte uma cabeleira. Mas nem todo mundo consegue ter cabelos longos. Segundo Geová Gouveia, diretor do Phortal do Cabelo (SP) inúmeros fatores podem contribuir para que a média normal de crescimento dos fios, um centímetro por mês, estacione.

"O problema está ligado normalmente a três fatores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sangüínea", explica o especialista. A terapeuta capilar Sheilla Bellotti, do Centro Capilar Sheilla Bellotti (RJ) vai mais além: "O cabelo cresce a partir do bulbo capilar, chamado de couro cabeludo. Qualquer agente externo que prejudique sua saúde também impede o crescimento".

1 - Visite já um especialista
Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco para suas madeixas, mas não é! Bastam elas pararem de crescer que você logo identifica. Caso isto aconteça, é imprescindível que procure ajuda de um terapeuta capilar ou um tricologista, especialistas em fios. "Fazemos uma análise do couro cabeludo; verificamos hábitos cotidianos, além da genética, hereditariedade e histórico de saúde", explica o especialista do Phortal do Cabelo. Muitas vezes a questão transcende o terapeuta. "O cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais. Neste caso, fazemos o tratamento em conjunto com um médico", explica.

Uma vez detectado o problema, os experts em estudo dos fios dispõem de várias substâncias para agilizar o crescimento. Boa parte delas é composta de estimulantes da circulação local, através de produtos vasodilatadores, massagens e equipamento de estimulação, como as máquinas a laser ou o infravermelho. "Estes recursos são utilizados depois que foi tratado algum possível problema de saúde", avisa. Mas corra: quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para curá-lo.

2 - Ative sua circulação sangüínea

A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais - responsáveis pelo crescimento - para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.BR>
Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sangüínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos. Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. E não esqueça de beber muita água e da atividade física. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver obstrução de alguma veia, ela deverá ser tratada, ou nenhuma destas dicas valerá.

3 - Minimize seus vícios
Se você tem um couro cabeludo sadio, nada interferirá no crescimento do seu cabelo. Além de tomar muito cuidado com o seu organismo, é imprescindível abolir alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos seus fios.

- Pare de fumar - a nicotina é uma poderosa vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.

- Não tome banho com água quente - a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas.

- Evite dormir com os cabelos molhados - isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- Retire os excessos de produtos - o ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz.

4 - Vitamine-se por dentro e por fora

Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais: uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor. "O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem. Como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, o que sobra vai para o cabelo", explica Geová Gouveia.

Cuide da sua saúde e capriche na alimentação, sempre rica em vitaminas. Você também deve utilizar produtos tópicos - por exemplo, os à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, que são estimulantes sangüíneos. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sangüínea. "Não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo. A cafeína que vem do café solúvel não é uma substância otimizada para o cabelo", alerta Sheilla Bellotti.

5 - Deixe seu couro cabeludo respirar

A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. "Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros", explica a terapeuta capilar Sheilla Bellotti. Então, fique longe de tudo que aqueça seu couro cabeludo ou abafe-o.
Antes de mais nada, você precisa saber:
Quanto  o fio de cabelo cresce por mês? Até 1,2 cm.

O que pode prejudicar o crescimento? São cinco as principais possibilidades, citadas abaixo em ordem decrescente de ocorrência, segundo Valcinir Bedin, dermatologista especialista em cabelos:

· Alterações hormonais decorrentes de ovários policísticos e/ou na glândula tireóide.

· Alimentação pobre em nutrientes essenciais ao crescimento dos fios.

· Doenças crônicas, como diabetes e câncer.

· Aumento da produção sebácea, o que pode levar a uma inflamação no couro cabeludo (dermatite seborréica).

· Alterações genéticas, como má-formação do folículo capilar. Neste caso, o cabelo não tem força para crescer. Na maioria das vezes, o problema é identificado logo na infância.

Como saber se estou com algum problema? Fique atenta à queda e ao afinamento dos fios. "Os indícios de uma queda anormal e frequente das madeixas são: excesso de cabelo no ralo do chuveiro, na escova, na pia do banheiro, no banco do carro, na roupa e na cadeira do trabalho", explica o dermatologista especialista em cabelo Luciano Barsanti.
Até 2,4 cm a mais por mês!


Os segredos da suplementação que pode fazer seu cabelo crescer duas vezes mais

Estimular seus fios a crescerem mais rápido é simples. Basta "nutrir" o bulbo capilar (onde os fios são fabricados).

Funciona assim: o bulbo precisa de determinada quantidade vitaminas e minerais para que as madeixas se alonguem na velocidade normal. "Quando aumentamos essa quantidade, aumentamos também a velocidade de crescimento do cabelo", explica o especialista Valcinir Bedin.

A saída? Manipular uma medicação com os nutrientes imprescindíveis à saúde dos cabelos. A formulação exata varia de pessoa para pessoa. "Os nutrientes são os mesmos para todo mundo, mas a quantidade de cada um deles depende das carências de cada paciente", diz Valcinir. Ou seja, só um médico pode prescrever a composição certinha para você.

Quais nutrientes são esses?
Cisteína (aminoácido), vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, zinco, cobre e magnésio).
Come que cresce


O cabelo é reflexo da sua alimentação. Certos nutrientes são essenciais à saúde dos fios

Proteínas: o cabelo é constituído quase que unicamente de proteínas. "Elas são a matéria-prima essencial para a formação do fio", afirma o dermatologista Luciano Barsanti.
Onde encontrar: carnes, frango, peixe e ovo.

Ferro: o mineral mais importante para os fios. "Ele permite que o cabelo absorva todos os outros nutrientes", explica o dermatologista Valcinir Bedin.
Onde encontrar: carnes, feijão, lentilha e folhas verde-escuras, como espinafre e couve.

Enxofre:
 funciona como antiinflamatório e antifúngico, protegendo o couro cabeludo de infecções.
Onde encontrar: couve, agrião, repolho e couve-flor.

Cálcio, selênio, zinco e vitaminas do complexo B :
atuam diretamente na multiplicação celular, ou seja, são responsáveis por aumentar a produção e velocidade de crescimento dos fios.
Onde encontrar: Cálcio: leite e seus derivados.
Selênio: peixes, grãos, carnes, leite.
Zinco: leite, fígado, moluscos, farelo de trigo.
Vitaminas do complexo B: carne de porco, fígado, vísceras, legumes, grãos integrais (vitamina B1); leite e derivados, ovos, vegetais de folhas verdes (vitamina B2); carne de porco, farelo e germe de cereais, leite, gema de ovo, farinha de aveia (vitamina B6); fígado, leite e derivados, carnes, ovos ( vitamina B12).
4 atitudes que turbinam os fios


Pare de fumar

"Nicotina reduz o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares e interfere na velocidade de crescimento do fio", diz o especialista Barsanti.

Banho: só com água morna ou fria

"A água quente tira a proteção natural dos fios, prejudicando a saúde do cabelo", diz o dermatologista Valcinir Bedin.

Relaxe! O estresse afeta a produção do DHT, hormônio que causa o atrofiamento do bulbo capilar.

Não massageie demais o couro cabeludo: a atitude pode prejudicar a saúde do couro cabeludo. A massagem estimula o trabalho das glândulas sebáceas, provocando o acúmulo de gordura ao redor dos fios. "É possível ter uma inflamação chamada dermatite seborréica, de onde se origina a caspa", acrescenta Luciano Barsanti.
O crescimento dos cabelos

Os cabelos crescem descontinuamente, intercalando fases de repouso com fases de crescimento, de modo que os fios encontram-se em estágios diferentes em seus ciclos de desenvolvimento.

Na fase de crescimento (anágena), com duração peculiar a cada indivíduo, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano.

Determinantes genéticas influem sobre a textura, cor, curvatura, densidade e o crescimento dos cabelos.
Existem ainda outras influências

Hormonais - Os hormônios circulantes na corrente sanguínea modificam o crescimento dos cabelos na puberdade, na gravidez, na menopausa , na terceira idade e em decorrência de doenças glandulares.
Nutricionais - A alimentação carente em proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas alteram os ciclos capilares.
Químicas - Muitas substâncias e medicamentos influem no crescimento e na perda dos cabelos.
Psíquicas - Transtornos emocionais ou estresse intenso podem originar perda dos fios.
Envelhecimento - Com o avançar da idade acontece, no couro cabeludo, uma diminuição importante dos fibroblastos, que produzem o colágeno. Somam-se a isso as alterações tróficas decorrentes dos radicais livres que agridem as células do folículo piloso. O resultado é uma menor densidade de cabelos no couro cabeludo.

Crescimento de cabelos


Identifique seus sintomas e descubra o que você deve incluir na alimentação diária para suas madeixas crescerem mais rápido
1. Fios crescem muito devagar
Deficiência*
Manganês, ácido graxo e ômega 6.

Alimentos que suprem a deficiência
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.
2. Cabelos secos e quebradiços
Deficiência*
Ácido linoléico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre, zinco.

Alimentos que suprem a deficiência 
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas.
3. Queda da raiz (fio tem uma bolinha branca na ponta)
Deficiência*
Cálcio, ácido pantotênico, biotina, zinco, proteínas, selênio.

Alimentos que suprem a deficiência 
Gema de ovo, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará, leite e derivados, verduras (como couve, espinafre e brócolis), ervilha, tomate, milho, carne magra, fígado, frango, ostra e peixes variados.
4. Fios finos, sem brilho e sem vida
Deficiência*
Cobre, zinco e proteínas.

Alimentos que suprem a deficiência
Carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim e ervilha.

*Queda de cabelo pode estar relacionada à alimentação. Para ter certeza, consulte um dermatologista 
Dicas:
Deixe seu couro cabeludo respirar
A oleosidade do couro cabeludo é um veneno rs cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. "Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros.


Ative sua circulação sangüínea
A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais - responsáveis pelo crescimento - para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários


Vitamine-se por dentro e por fora
Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor. "O organismo absorve muitos nutrientes para os órgãos funcionarem. Como os cabelos são regiões mais periféricas e menos importantes, o que sobra vai para o cabelo" E não esqueça de beber muita água.






Máscara caseira de Vitamina C para o Rosto


Esta máscara caseira de vitamina C para o rosto é ótima para hidratar o rosto, clarear as manchas da pele e suavizar rugas e linhas de expressões devido a presença do ácido ascórbico que possui ação antioxidante.

Ingredientes

  • 1 pastilha efervescente de vitamina C;
  • 1 gema;
  • 1 colher de mel de abelhas.

Modo de preparo

Dissolva a pastilha efervescente de vitamina C numa colher de água. Bata muito bem a gema e o mel e depois junte a vitamina C efervescente e aplique no rosto com auxílio de um pincel largo. Deixe atuar durante 15 minutos e depois enxágue com água morna e hidrate e pele com o seu creme hidratante habitual.
O ovo e o mel possuem propriedades hidratantes e a vitamina C é ótima para rejuvenescer a pele, combatendo as manchas e as rugas e linhas de expressões.


sábado, 23 de abril de 2016

Tratamento milagroso: receita caseira com maisena com efeito botox para rejuvenescer pele


Com o passar da idade surgem as temidas rugas em redor dos olhos, boca e testa. Apesar de este ser um problema tanto masculino como feminino, as mulheres são o público-alvo da cirurgia estética e dos inovadores cremes antirrugas.
Mas os melhores tratamentos antirrugas não estão nas clínicas de estética. Produtos utilizados no quotidiano podem deixar uma pele bonita e saudável, sem gastar muito dinheiro.
Um tratamento caseiro muito utilizado para eliminar rugas é uma máscara facial feita com farinha maizena.

Um site espanhol divulgou esta maravilhosa receita e quem experimentou considerou que o efeito é surpreendente no combate às rugas.
Prevenir o envelhecimento da pele e repor a estrutura da pele deteriorada com a idade são dois grandes benefícios deste tratamento, adequado a todas as idades.
Como elaborar a receita:

                        Ingredientes


  • Farinha maizena: 1 colher de sopa
  • Cenoura ralada: 5 colheres de sopa
  • Iogurte natural: 1 colher de sopa
  • Água: 150 ml
                         Preparação

  1. Dilua a Maizena em meio copo de água
  2. Coloque a restante água ao lume. Quando começar a ferver, junte a maizena diluída em água (passo anterior)
  3. Mexa bem, retire do lume e deixe arrefecer
  4. Junte a cenoura ao iogurte natural e misture, utilizando uma colher de pau
  5. Para peles oleosas, aconselha-se a utilização de leite ao invés de iogurte
  6. Remova os restos de maquilagem e limpe o rosto com água fria
  7. Com o auxílio de um pincel, pode dar início à aplicação da máscara, cobrindo todo o rosto, com movimentos circulares
  8. Deixe atuar durante 15 minutos e retire com água
  9. Repita o tratamentos três vezes por semana

sexta-feira, 22 de abril de 2016

7 melhores dicas para ter um bumbum perfeito Saiba como deixá-lo durinho e sem celulites



Uma das partes do corpo que mais preocupam a cabeça das mulheres é o bumbum. Com o desejo de deixá-lo definido, no lugar e sem celulites, elas se submetem a diversas dietas e exercícios localizados, porém muitas vezes não conseguem conquistar os glúteos perfeitos. Para isso, confira algumas dicas simples que vão te ajudar a conseguir o bumbum perfeito em pouco tempo.  


Beba muita água

Para evitar o surgimento de celulites e manter a pele sempre hidratada, o consumo de no mínimo dois litros de água por dia é fundamental. Além de combater os furinhos, a bebida vai auxiliar a queima de gorduras e combater a retenção de líquidos.

Alimente-se direito

Fazer refeições leves e nutritivas diariamente é um hábito essencial para quem quer manter a boa forma e deixar o bumbum no lugar. Evite o consumo de frituras, alimentos industrializados, fast food, carne vermelha e qualquer alimento rico em gordura saturada. Além disso, evite doces calóricos que contenham açúcar refinado e diminua o consumo de farinha branca.
Dê preferência para consumir frutas, legumes, verduras, carnes magras, carboidratos complexos e, também, nunca dispense os alimentos integrais, que auxiliam no emagrecimento e combatem as celulites.

Não use calças apertadas

As calças que são extremamente justas ao corpo dificultam a circulação local e favorecem o surgimento de celulites, estrias e foliculites, que se parecem com espinhas e costumam surgir nas nádegas.

Use cremes modeladores

Apesar de muitos falarem que os cremes anticelulites e modeladores não adiantam na hora de deixar o corpo bonito, eles podem sim ajudar na manutenção da pele e nocombate às celulites, se forem aliados a outros hábitos saudáveis. Aplique em toda a região do bumbum duas vezes por dia para obter melhores resultados.

Exercite-se

De nada adianta fazer dietas milagrosas e aplicar cremes se você não pratica atividades físicas com frequência. Mexer o corpo é essencial para que o metabolismo se mantenha acelerado, auxiliando no emagrecimento e ajudando a definir a região dos glúteos. Se você não tiver tempo de ir para a academia, mexa-se da forma que conseguir: prefira usar as escadas em vez de pegar o elevador ou deixe o carro em casa e faça uma caminhada para lugares próximos.

Faça esfoliação

Pegue na sua casa ingredientes nutritivos e antioxidantes e prepare uma receita caseira para esfoliar o bumbum durante o banho. Aplique em movimentos circulares dia sim, dia não e enxague com água fria. Isso fará com que a circulação local seja ativada e, ainda, irá evitar pelos encravados e foliculite.

10 segredos da pele perfeita









Você conhece o bê-á-bá de cuidados com o rosto, seu cartão de visitas, e também com o corpo, alvo de muitos mimos. Mas será 
que anda mesmo fazendo tudo certo para preservar a saúde e a juventude da pele?


1. Use sempre filtro solar 

Sempre mesmo, ainda que o sol não dê o ar da graça. E não só no rosto. Mãos, colo e pescoço também sofrem os efeitos nocivos - leia-se rugas e flacidez - provocados pelos raios UVA. Eles penetram na derme, rompem as fibras e destroem a elastina. E aí a pele fica flácida e envelhece. Já os raios UVB não vão tão fundo - atingem a camada superficial, mas podem provocar câncer. Não há produto que barre 100% da radiação. O bloqueador com FPS 60 protege contra 99% dos raios. Já o protetor com FPS 30 afasta 96% deles. 

2. Hidratação é tudo 

Dos pés à cabeça e o ano todo. "Durante o verão, opte por produtos que possuem agentes capazes de bloquear a perda de água e impedir a entrada de agentes infecciosos", recomenda Adilson Costa, dermatologista, de São Paulo. É o caso do ácido hialurônico, dos ômegas 3 e 6, e, para afastar os radicais livres, das vitaminas C e E e do coffeeberry.
Segundo Davi de Lacerda, dermatologista do Hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a aloe vera é o ingrediente essencial de um hidratante, já que também minimiza inflamações. De quebra, todos eles prolongam o bronze porque reduzem a descamação. Caiu a temperatura? Continue caprichando na hidratação, pois a pele produz menos sebo e resseca. Use formulações com lactato de amônia, silicone, ceramidas ou manteigas de karité e andiroba. 

3. Esfoliar para renovar 

O procedimento elimina as células mortas e remove as impurezas que entopem os poros. Isso facilita a penetração dos cremes de tratamento, tornando-os mais eficientes. Se você tem tendência para cravos e espinhas, essa faxina poderosa é ainda mais indicada, pois retira todo e qualquer restinho de secreção de gordura - o alimento da acne.
Um trabalho da Surgical and Cosmetic Dermatology relaciona a frequência ideal à idade. Peles mais maduras, por exemplo, costumam ser mais secas e delicadas. Por isso, só precisam de uma esfoliação facial a cada sete ou 15 dias. As oleosas podem passar pelo processo todos os dias desde que o seu esfoliante seja suave - com grânulos pequenos e bem redondos para não arranhar. No corpo, uma abrasão semanal para qualquer tipo de pele está de bom tamanho. 

4. Básico: limpeza facial 

Poucas são as brasileiras que usam um sabonete específico para o rosto. Está errado. "Os produtos de uso corporal costumam ser abrasivos e podem ressecar, por isso não são indicados para a pele do rosto, que é mais delicada", explica Adilson Costa. Como a ideia é evitar a secura, escolha sabonetes - em barra ou líquidos - próprios para o rosto. Para Davi de Lacerda, o importante é que o pH seja baixo, caso dos sabonetes líquidos ou dos de glicerina em barra. 

5. Cuidados dia e noite

Sob a luz do sol, aposte na dupla filtro solar e hidratante para cuidar do rosto. Antes de dormir, ativos anti-idade, como ácido retinoico. Na falta do produto mais adequado para o período, tudo bem usar um ou outro? Não! É prejudicial aplicar um creme com protetor solar à noite ou um que contenha derivados do retinol e da vitamina A durante o dia. No primeiro caso, além do benefício zero, os poros entopem. No segundo, o risco é uma irritação, já que muitos ácidos não toleram a radiação. 

6. Coma frutas, verduras e peixes 

Vegetais em geral reinam entre os alimentos mais ricos em vitaminas, sais minerais e fitoquímicos - todos amigos das células do organismo. Juntas, essas substâncias têm ação antioxidante, isto é, estimulam o fígado a produzir enzimas que decompõem as toxinas - uma pedra no caminho dos nutrientes. Livres do obstáculo, aí, sim, eles espalham seus benefícios. Um dos mais visíveis é a pele viçosa. Comer peixes, como salmão, atum e sardinha, garante a cota de selênio, grande arma contra o envelhecimento. 

7. Cutucar nem pensar 

Jamais esprema cravos e espinhas. E se você tem a mania de apoiar a face enquanto conversa ou pensa na vida, pode parar. Em cada mão moram 150 espécies de bactérias. Esses microrganismos vêm de todo canto - dinheiro, halteres, botões de elevador, maçaneta de banheiros públicos, carrinho de supermercado, apoios do metrô - e vivem à espreita para fazer sua entrada triunfal pelos poros. Qualquer lesão, mínima que seja, facilita a invasão, por esses pequenos orifícios, de quantidade incalculável dos intrusos. São muitos os riscos - de inflamação na pele, como furúnculos, a diarreia e outras doenças. 

8. Bye, stress 

Relaxe. Do jeito que você mais gosta. Pegando uma praia, ouvindo música, dormindo bem. Já reparou que a acne teima em brotar naqueles períodos em que você está sob forte pressão? É o stress. Pesquisadores alemães da Free University Berlin acabam de confirmar a ligação direta entre estados emocionais alterados e espinhas. Bombardeado pelas tensões diárias, o organismo faz as glândulas sebáceas secretarem maior quantidade de óleo do que o necessário para a proteção dos tecidos. E a gordura é a matéria-prima da doença inflamatória, que pode acometer mesmo quem não é mais adolescente. 

9. Exercícios rejuvenescem 

Escolha o tratamento anti-idade que quiser, mas não abra mão de um dos mais eficientes: atividade física. Ginástica aeróbica, musculação, ioga - todas essas modalidades, praticadas regularmente, combatem o envelhecimento da pele, o maior órgão do nosso corpo, garante a dermatologista americana Audrey Kunin, autora do best-seller The Dermadoctor Skinstruction Manual, sem tradução em português. Exercícios melhoram a circulação, entregam nutrientes às células e ajudam a produzir colágeno, a fibra que sustenta a pele. 

10. Seu corpo pede água 

Beber os recomendados 2 litros (ou oito copos) por dia significa, literalmente, lavar seu corpo por dentro. Esse banho interno elimina grande parte das impurezas que dificulta a chegada dos nutrientes às células, inclusive às da pele. Não duvide: se estiver mal hidratada, vincos e linhas vão carimbá-la. Acha que é água demais? Não é. Na quantidade ideal, o precioso líquido, na verdade, repõe o que você perde por meio da urina, do suor e até da respiração. 

sexta-feira, 15 de abril de 2016

16 truques caseiros para ficar mais bonita

Mudar alguns simples hábitos diários e até mesmo comer os alimentos certos pode transformar sua aparência

Pele do rosto

1. Para hidratar-se e proteger-se, beba água no decorrer o dia e chá verde no lanche da tarde. "Os polifenóis (elementos antioxidantes) do chá-verde são fotoprotetores. Daí prevenirem o fotoenvelhecimento", conta a autora do livro A Dieta da Beleza, Lisa Drayer. 

2. Quer um bom motivo para comer chocolate todo dia? Ele protege contra agressões do sol! Segundo Lisa, estudo publicado no jornal The Journal of Nutrition revelou que os flavonoides (nutrientes) presentes no cacau são capazes de reduzir a vermelhidão/irritação resultantes da exposição ao sol. Assim, garantem uma pele hidratada, lisa e com menos descamação! Mas atenção: o benefício só vale para chocolate meio amargo, ou seja, com 60% de cacau - que é a principal fonte de flavonoides. 

3. Que tal acabar com os verdadeiros culpados da acne? Há uma crença de que chocolate e fritura provocam acne, mas o real vilão é o açúcar! A explicação: Fuja dos açúcar e dos carboidratos refinados (pães brancos, bolos, biscoitos...). Eles aumentam a oleosidade da pele, entupindo e infeccionando os poros (= espinhas!). Também evite alimentos que eventualmente causem alergias/inflamações. Como prevenir? Fácil: consuma 8 mg de zinco por dia. Para você ter uma ideia: 1 xícara de leite tem 1,8 mg; 85 g de carne bovina tem 4,8 mg; 1/2 xícara de feijão cozido tem 4,8 mg.

Olhos

4. Você sabia que pode manter o brilho dos olhos ao comer certos tipos de alimentos? Pimentão, laranja, morango, limão e brócolis são fontes de vitamina C. Quando consumidos frescos, levam antioxidantes ao organismo, nutrindo os olhos. Os ácidos graxos ômega 3 da sardinha e do espinafre também realçam a íris e cia.! 

Dentes

5. Evite doces e comidas grudentas no decorrer do dia se quiser uma boca saudável! O amido se prende entre os dentes e fica alimentando as bactérias, que os deterioram. 

6. Se comer algo e não puder escovar os dentes, há alimentos que podem ajudar na limpeza da boca: a maçã, que aumenta a saliva - "melhor defesa natural contra cárie", diz Lisa - e a cenoura, que, por ser crocante, elimina resíduos de outros alimentos. 

7. Beba água! A boca seca impede a neutralização dos ácidos e a eliminação de resíduos de alimentos que ficaram por lá. Cuide, portanto, que sempre haja um pouco de saliva na sua boca - para isso, vale beber água com frequência ou mastigar chiclete sem açúcar.

Unhas

8. Para manter as unhas bem cuidadas, use um hidratante de mãos sempre que lavá-las. Crie esse hábito principalmente se estiver sem esmalte. Assim, "impermeabiliza" as garras. Passe loção na mão toda e massageie as cutículas com hidratante para que a circulação chegue à matriz da unha. 

9. Caso a ponta quebre ou lasque, lixe a unha imediatamente - e sempre na mesma direção! 

10. Se quiser ficar uns dias sem esmalte, prefira deixar as unhas curtas. Assim, a chance de alguma delas quebrar é menor. 

11. Aposte na ingestão de zinco! A falta desse mineral pode causar alterações, como manchas brancas e linhas Para consumir zinco, procure comer carne bovina, ovo, grãos integrais e sementes oleaginosas, como amêndoas.

Cabelos

12. Para evitar que os fios quebrem à toa, inclua betacaroteno em sua dieta: é um nutriente que age diretamente no couro cabeludo! E também coma fontes de vitamina B (banana, queijo, atum e verduras), capazes de evitar que os fios fiquem quebradiços. 

13. Garanta madeixas maravilhas com a ingestão de proteínas (iogurte, nozes, peixe, frango, carne bovina e ovos). Senão, seus fios podem ficar fracos, opacos e finos - e até mesmo com a cor alterada! 

14. Você sabia que dá para atrasar a chegada dos fios brancos? "É que alguns problemas aceleram o branqueamento do cabelo. Ao revertê-los, você ajuda a manter a cor natural por mais tempo", revela Lisa. 
Veja o que fazer: 
● Trate possíveis distúrbios na tireoide; 
● Cuide de problemas digestivos capazes de impedir a absorção de nutrientes importantes para a saúde dos fios; 
● Evite sempre deixar-se afetar pelo estresse! 

15. Mude certos cuidados diários com os fios e eles ficarão saudáveis, cheios de brilho e movimento: 
Aplique o xampu com água morna para abrir os poros do couro cabeludo. Mas enxágue com água fria: ela fecha a cutícula dos fios, deixando-os com brilho. 
● Não exagere no xampu (duas vezes bastam), pois ele pode retirar os minerais e a oleosidade natural do cabelo. 
● Sempre que puder, ande com o cabelo solto. "Cada vez que prender o cabelo para trás, a pressão quebra as hastes capilares, causando aparência arrepiada!", conta a autora. 

16. Procure condicionadores com colágeno ou proteínas vegetais, os mais eficientes para melhorar o aspecto dos cabelos.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Conheça 10 superalimentos e perca peso comendo

Quando se está de dieta, uma coisa não sai da cabeça: comida. Você não pode consumir carboidratos, então pensa nele o tempo todo. Você não pode chegar perto da gaveta de doces, então ela passa a ser vista como uma verdadeira miragem. Você pula o happy hour depois do trabalho, porque as margaritas vivem lá. Lanchinho após às oito da noite então, nem pensar.


Os chamados "superalimentos" tem, em geral, poucas calorias, mas muitos nutrientes

Para quem pretende mudar a concepção sobre dietas, o site da emissora americana CNN reuniu algumas dicas sobre os chamados "superalimentos", que teoricamente podem suprir as necessidades nutricionais e matar a fome sem muitas calorias.
Lucy Danziger afirma categoricamente que sempre odiou as dietas, mas, por ironia do destino, acaba de lançar o livro The Drop 10 Diet . "Se você dizer algo como 'não pense sobre isso', é só nisso que vai pensar", afirma. Mas por que perder peso é sempre associado como algo tão negativo?
Como editora da revista Self por dez anos, Lucy já viu os mais diferentes tipos de dietas. Há cinco anos, a triatleta decidiu abandonar todas as dietas e focar em alimentos que trariam "algo em troca" para ela. Ela queria correr, nadar e andar de bike mais rapidamente, então precisava de combustível necessário para isso.
Então resolveu apostar nos "superalimentos" como nozes e grãos integrais, que são ricos em fibras, proteínas e nutrientes. Em menos de seis meses, deixou para trás cerca de 11 quilos.
Não se trata de um novo conceito nutricional: evitar alimentos processados, comer mais vegetais e frutas, trocar pães claros pelos escuros. Mas a ideia de focar em o que se deve comer, no lugar do que você não se deve, pode mudar a forma de se enxergar a perda de peso, explica a autora. Ela compara os "super alimentos" com a gasolina para o carro. "Eles devem fazer mais do que apenas suprir você com calorias".
O que fazem destes alimentos "super"? 
O termo foi cunhado por Steven Pratt, em 2004, no livro Superfoods: Fourteen Foods That Will Change Your Life . De acordo com o autor, os "superalimentos" são caracterizados por três qualidades - eles devem estar prontamente disponível ao público; devem conter nutrientes que ajudam a aumentar a longevidade; e devem ter benefícios atestados por estudos científicos. "Estes alimentos foram escolhidos porque contêm altas concentrações de nutrientes cruciais, além do fato de muitos deles terem baixo valor calórico", ressaltou. Ele acrescentou que alimentos com estes nutrientes podem ajudar a prevenir ou reverter os efeitos da idade, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, hipertensão e alguns tipos de câncer.