Cabelos cacheados exigem mais hidratações que os lisos
Cabelo longo, crespo e com muito volume é quase certo que vai acabar o dia preso num coque ou rabo de cavalo. Mas não precisa ser assim. "Hoje não faltam bons produtos sem enxágue que deixam o cacho definido e macio, um aspecto bem diferente do amassado com cara de molhado e toque duro dos anos 1980", diz o cabeleireiro Wilson Eliodorio. O cosmético em creme ou em gel cai perfeitamente para esse tipo de fio, que demanda maior controle e hidratação.
"Vale usar um reparador de pontas para desembaraçar as mechas e só depois espalhar o leave-in em bastante quantidade desde a raiz", sugere o hairstylist. Com o produto aplicado, Wilson vai separando mechas finas, dando leves puxões em cada uma delas para que os cachos se formem. O processo de "bater", ou seja, chacoalhar a cabeça, também é indispensável aqui assim como a finalização com o difusor. No cabelo comprido, manter o volume no topo da cabeça ajuda a dar equilíbrio, evitando o formato triangular - o famoso efeito abajur - do penteado.
Hidratação antes e depois
Cabelo cacheado ou crespo pede mais hidratação do que o liso. A explicação está na forma espiral do fio, que favorece a abertura das escamas. Após a lavagem, de preferência com uma dupla de xampu e condicionador específicos para esse tipo, o desembarace deve ser feito com a ajuda de um produto à base de silicone e óleos hidratantes (argan, macadâmia, ojon, por exemplo). Depois, entram cremes para pentear, mousse, spray ou outro cosmético para a finalização. "Usar apenas o óleo como leave-in não é o suficiente para controlar o volume e definir os cachos", avisa Wilson. Mas o cosmético pode voltar à cena quando os fios estiverem secos. Espalhe algumas gotinhas nas mãos, esfregue uma na outra e aplique no cabelo para garantir brilho, mais hidratação e diminuição do frizz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário