segunda-feira, 20 de abril de 2020

Benefícios das Argilas para Pele e Cabelo



A argila é ótima para cuidar da beleza, tanto em tratamentos estéticos como em terapias. Ela é um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo, composta por alumínio (óxido de alumínio), sílica (óxido de silício) e água.

Benefícios da Argila

Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Conheça seus benefícios:
  • Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele.
  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação metabólica capilar, facial e corporal.
  • Estimula o crescimento dos fios, pois atua na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.
COMPRE ARGILA AQUI

Tipos de Argila

Argila Verde

argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.
Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Argila Branca


A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.

Seus benefícios são de clarear a pele, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

Argila Vermelha

argila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.
Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão.

Argila Rosa

A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.
Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

Argila Cinza


A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.
Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

Argila Preta

argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.
Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor. A argila preta também é muito usada para tratamentos capilares.

Como Usar a Argila

  • Importante: Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e sem maquiagem.
  • Pegue Uma colher de sopa de argila em pó (são mais fáceis de encontrar a verde e a branca).
  • Adicione água mineral ou chá de camomila (temperatura pode ser morna), até obter uma consistência pastosa e grossa.
  • Aplique no rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Se você usar a argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar: isso é normal. Retire com água assim que secar. Você vai notar que a pele ficou vermelha, uma vez que a argila ativa a circulação.
  • Enxugue o rosto delicadamente e não use cremes ou maquiagem nas próximas duas horas

A argila é rica em derivados do alumínio, silicatos, hidróxidos coloidais, ferro, cálcio, potássio, enxofre, magnésio, zinco, cobre, entre outros minerais e elementos. Por isso, a chamada argiloterapia é um tratamento tão poderoso que ajuda, entre outras coisas, a tratar o cabelo oleoso, a manter saudável o couro cabeludo e a nutrir os fios.

Quais são os benefícios de usar argila no cabelo?

Como vimos, a argila pode ser uma poderosa aliada para madeixas bonitas e saudáveis. Entre os potenciais benefícios de aplicar argila no cabelo, estão:
  • A argila é bastante eficiente para a nutrição capilar.
  • Ela ajuda a tratar de cabelos danificados.
  • A argila é uma aliada no combate ao cabelo oleoso.
  • Ela é um elemento bastante desintoxicante.
  • A argila ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo.
  • Esse é um recurso importante para repor minerais perdidos.
  • Ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que favorece o crescimento saudável dos cabelos.
  • Esse elemento ajuda a limpar profundamente o couro cabeludo.
  • Favorece o controle da queda capilar.
  • A argila possui ação bactericida e antisséptica.
Há diversos tipos de argila que podem ser utilizados nos cabelos. Os principais são:

Argila verde para cabelo oleoso

A argila verde é rica em magnésio, manganês, silício e diversos oligoelementos. Ela tem uma atuação muito eficiente contra a oleosidade excessiva dos fios. Além disso, ajuda nos casos de seborreia.
Outros benefícios são esfoliar, desinflamar e ajudar a desintoxicar o couro cabeludo. E não para por aí: ela ajuda a eliminar os resíduos de química e progressiva, tendo uma poderosa ação adstringente, promovendo uma limpeza profunda do couro cabeludo.

Argila branca

Rica em silício, alumínio e variados oligoelementos, essa é tida como a mais suave entre as argilas. Ela tem uma ação importante para tratar os cabelos danificados e porosos e aqueles que passaram por alguma química intensa, sendo especialmente indicada para madeixas loiras ou platinadas.
A argila branca também favorece um crescimento saudável das madeixas e a hidratação dos fios.


Argila preta

Esse tipo possui elevado teor de titânio, alumínio e silício. Essa argila no cabelo atua como ativadora da circulação no couro cabeludo, tem função adstringente e favorece o combate à queda capilar – principalmente a ligada à idade.
Ainda, a argila preta ajuda a proteger os fios, promovendo uma espécie de blindagem e evitando sua quebra recorrente. Já para quem tem as madeixas de cor mais escura, essa argila proporciona um intenso banho de brilho.

Argila vermelha

Para as ruivas, essa é a argila recomendada! Ela ajuda a iluminar esse tipo de madeixa, prolongando sua tonalidade e hidratação. Ela também atua contra a queda capilar, ajudando a limpar e desintoxicar o couro cabeludo.

Argila roxa

Para quem tem madeixas loiras, essa argila pode ajudar a reduzir o efeito do amarelamento dos fios. No entanto, é preciso cautela em sua aplicação. A indicação é que seja utiliza apenas no couro cabeludo, então, é necessário avaliar se ela é a melhor indicação ou não para seu caso. Por isso, sua maior aplicação é realmente na pele.

Argila rosa

Por fim, a argila rosa ajuda a hidratar e desintoxicar o couro cabeludo, sendo recomendada para casos de queda excessiva dos cabelos e, também, de alopecias.

Como usar argila no cabelo?

Há diversas formas de usar argila no cabelo. Que tal aprender uma das receitinhas caseiras para isso?

  1. Misture 4 colheres de argila seca com água filtrada. Mexa bem, até ela ficar com uma consistência nem muito fina, nem muito grossa.
  2. Então, lave as madeixas com shampoo neutro.
  3. Depois, aplique a mistura no couro cabeludo. Você pode utilizar um pincel para isso. Também é possível misturar a argila a uma máscara capilar.
  4. Deixe o produto agir no cabelo, não ultrapassando uma hora de ação.
  5. Lave o cabelo com atenção, de modo a não deixar resquícios da argila no couro cabeludo.
  6. Não é necessário utilizar o condicionador, apenas se você preferir.
Outra possibilidade é misturar a argila com queratina líquida para a etapa de reconstrução de seu cronograma capilar. Ou mesmo, com óleos vegetais para potencializar a nutrição dos fios.


Apesar de todos os benefícios da argila no cabelo, como sempre, é preciso moderação: se utilizada exageradamente, ela pode ressecar suas madeixas. Por isso, de modo geral, a recomendação é utilizá-la entre uma vez na semana ou a cada 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE ESTE ARTIGO